Luana Silva, atual campeã mundial júnior da WSL, enfrentou uma bateria intensa na etapa de Peniche, em Portugal, em busca de uma vaga nas quartas de final. O duelo começou com Luana recebendo uma nota de 3,67, porém a australiana Molly Picklum assumiu a liderança com 5,10. Ao final, Picklum ampliou sua vantagem com uma nota de 5,93, deixando a brasileira pressionada a buscar um 7,26 para virar o jogo.
Apesar de uma performance sólida em uma direita que arrancou aplausos do público, Luana conseguiu apenas 5,20, ficando a 5,84 pontos de virar a bateria nos momentos finais. A disputa terminou com Picklum na frente, somando 11,03 pontos contra 8,87 de Luana Silva, que foi eliminada. Antes disso, a surfista brasileira avançou por meio da repescagem e eliminou a compatriota Tati Weston-Webb de forma precoce.
No cenário masculino, a repescagem foi a chance para os surfistas brasileiros Deivid Silva, Edgard Groggia e Samuel Pupo avançarem para a terceira fase. Eles se uniram aos outros cinco brasileiros já classificados: Italo Ferreira, Yago Dora, Filipe Toledo, Miguel Pupo e Alejo Muniz. As baterias da terceira fase masculina estão previstas para a madrugada desta segunda-feira, 17.
Destacando-se na repescagem, Deivid Silva obteve uma pontuação de 12,43 na primeira bateria, superando Jake Marshall e Frederico Morais. Edgard Groggia e Samuel Pupo também asseguraram suas vagas em disputas acirradas, mostrando a força do Brasil no surfe masculino. Por outro lado, surfistas como João Chianca e Ian Gouveia participaram, porém não conseguiram avançar.
As baterias femininas foram marcadas por performances impressionantes. Caroline Marks teve um desempenho consistente ao vencer Isabella Nichols. Vahine Fierro e Johanne Defay protagonizaram um confronto acirrado, com Defay saindo vitoriosa por uma pequena margem. Tyler Wright e Sally Fitzgibbons, ambas australianas, se enfrentaram, assim como Caitlin Simmers e Yolanda Hopkins.